domingo, 23 de setembro de 2007

Relato de Experiência Científica

TÍTULO: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA E MATEMÁTICA.

AUTOR: Ivan Pereira Leitão


EMENTA
Introdução/apresentação. Resolução de Problemas. Transdisciplinaridade. A formação de professores, um problema transdisciplinar. A resolução de problema de Formação.

JUSTIFICATIVA
A metodologia de resolução de problemas abertos tem sido estudada enquanto construção de prática de ensino aprendizagem no Ensino Médio. Também tem sido desenvolvidos trabalhos de pesquisa com relação às dificuldades que alunos e alunas apresentam em resolver problemas em Física e Matemática. Pesquisadores de diferentes centros de pesquisas, espalhados pelo mundo, e preocupados com a pratica pedagógica , têm se debruçado sobre esta temática, com a intenção de que haja uma aprendizagem significativa. Nossa proposta aqui apresentada será voltada para o curso de Formação Inicial (Licenciatura) dos professores de Física e Matemática do Ensino Médio, tomando como eixo norteador a resolução de problemas abertos, a qual vai além da simples tarefa de “fazer exercícios”, uma tendência ao operativismo (exercícios repetitivos) (Carvalho,.2004), passar uma metodologia baseada em princípios da ciência, pois requer uma construção científica, assim uma prática pedagógica trans-disciplinar, e que possa produzir no aluno e aluna capacidades de refletir, discutir, explicar, relatar, o que dará a seu trabalho as características de uma investigação científica (Carvalho, 2004). Formar sujeitos autônomos, livres e responsáveis, nas palavras de Pereira, sujeitos concebidos e construídos numa perspectiva da totalidade (Pereira , 2005). Saber “mais” física e ou matemática não é medido pelo número de problemas resolvidos, nem tornar a metodologia de resolução em um modelo fechado, mas como uma prática pedagógica trans-disciplinar, onde as diferentes disciplinas tomam partes na resolução. Diferentes autores têm apresentado o modelo didático de resolução de problemas como método de avaliação de conhecimento, mas desejamos ir além deste modelo, e sim construir modelos que possam sair deste reducionismo didático-pedagógico, e sim chegar a práticas pedagógicas cujo enfoque seja a transdisciplinaridade, através de uma metodologia de resolução de problemas. Assim a questão que desejamos responder é a seguinte: a resolução de problemas abertos constrói-se com uma prática pedagógica trans-disciplinar, na formação docente ?

OBJETIVOS

Geral

Construir e desenvolver a metodologia trans-disciplinar, na resolução de problemas, como Prática Pedagógica na Formação Inicial do Professor de Física.

Específicos

Estudar a metodologia de resolução de problemas dentro da prática pedagógica.
Desenvolver a transdisciplinaridade na formação inicial do professor
Implementar a prática pedagógica na formação inicial do professor

Conteúdos

Introdução ao tema da resolução de problemas e a transdisciplinaridade.
A metodologia de problemas como pratica pedagógica.
A transdisciplinaridade uma nova forma de pratica pedagógica.
A formação de professores como um problema
A resolução do problema da formação de professores transdisciplinarmente.


METODOLOGIA

O presente Mini-cursos será dividido em três momentos
O primeiro momento será utilizado para revisão bibliográfica, esgotar-se-á toda a literatura existente sobre as temáticas: resolução de problemas, Formação Inicial e Transdisciplinaridade, objetivando assim buscar um embasamento teórico o mais possivelmente aprofundado.
O segundo momento, Construção de problemas abertos, a partir da literatura como se puderam construir situações-problemas que para a sua resolução será requerida mais do que simplesmente um “formulário” de resolução mas um procedimento científico metodológico transdisciplinar.
No terceiro momento, será desenvolvida aplicação de problemas abertos e em seguido discutido os resultados. E, finalmente, o quarto momento, Conclusão, afinal a resolução de problemas abertos constrói prática pedagógica transdisciplinar, esta será uma das questões que será respondida.

RECURSOS DIDÁTICOS

Será necessário material didático através de fotocópias dos textos da bibliografia, a ser distribuído com os participantes.

AVALIAÇÃO

Será a construção de Problemas Abertos a serem aplicados nas atividades de sala de aula e o relato das experiências para a construção dos mesmos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARRIETA GALLASTEGUI, JJ. La resolución de problemas y l aeduciación matemática: hacia una mayor interrelación entre inveswtigación y desarrollo curricular. Enseñanza de las ciencias (1989) 7(1), pp 63-71.

CARVALHO, A. M.C. E GIL-PÉREZ, D. formação de Professores de Ciências. 7ª Edição. São Paulo .Cortez Editora.,2003.

D´AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo Editora Palas Athena, 2001
Carvalho, A. M.P.(org). Ensino de Ciências.Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo Thomson., 2004.

DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J.A.E PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo. Cortez Editora, 2003.

FALSARELLA, A.M. Formação continuada e prática de sala de aula. Campinas, SP. Autores associados, 2004.

GUISASOLA, J e otros. El papel científico de lãs hipótesis y los razonamientos de los estudiantes universitarios en resolución de problemas de Física.

HERNÁNDES, F. Transgressão e mudança na Educação. Porto Alegre.Artmed., 1998

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza.4ª edição. São Paulo. Cortez Editora, 2004.

MORAES, R. (Org.) Construtivismo e ensino de ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2000.

MOREIRA, A.F.B. Conhecimento educacional e formação do professor. 5ª edição. São Paulo. Papirus, 2002

MORIN, E.. Saberes Globais e Saberes Locais. Rio de Janeiro. Garamond., 2000

MORIN. E., ALMEIDA, M.C. E CARVALHOS, E.A.(Orgs). Educação e complidade: OS SETE SABERES e outros ensaios.São Paulo. CORTEZ EDITORA, 2002.

NARDI, R (Org.). Educação em Ciências da pesquisa à prática docente. 3ª edição. São Paulo. Escrituras, 2003

PEREIRA, P.A. O que é pesquisa em educação. São Paulo. Paulus, 2005.

POZO, J.I. La solución de Problemas. Madrid Aula XXI- Santillana., 1998.
________. Aprendices y maetros. La nueva cultura del aprendizaje. 3ª edicion. Madrid. Alianza Editorial, 2002

SABELLA, M E REDISH, E.F. Knowledge organization and activition in physics problem-solveing. American Journal of Phsycs.

SANTOS, A. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre. Editora Sulina, 2004.

STENHOUSE, L. la investigación como base de la enseñanza. 3ª edición Morata. Madrid, 1996.

TEODORO, A. e VASCONCELOS, M.L. (Org) Ensinar e Aprender no Ensino Superiror. São Pualo. Mackenzie Cortez Editora, 2003.

ZAJCHOWSKI, R E MARTIN, J. Differences in the Porblem Solvin of Stranger and Weaker Novices in Physics: Knowledge, Strategies, or Knowledge Structure. Journal of Researsh in Science Teaching Vol. 30 No 5 pp 459-470 (1993).



Comentário: Trabalho retirado de um site na internet

MAGALI IGLESIAS

Nenhum comentário: