segunda-feira, 8 de outubro de 2007

3ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS




1ª versão: Com certeza, pois textos não são formados apenas com palavras. Então, toda formas de comunicação necessita de leitura e pode ser de formas diversificadas: leitura de uma obra de arte, de um desenho, de um gráfico, diagrama...


2ª versão: Reafirmamos nossa opinião citada acima: Acreditamos ser compromisso de todas as disciplinas a formação do aluno em Leitura e Escrita, pois há várias modalidades de construção e interpretação de textos, adequando-se a todas as disciplinas.

3ª versão: Reiteramos nossa opinião que ler e escrever não dizem respeito unicamente à nossa língua materna. Temos que compreender todas as formas humanas de interpretar, explicar e analisar o mundo. A Matemática tem sido uma dessa formas: tem seu códigos e sua linguagens; tem um sistema de comunicação e de representação da realidade construído ao longo de sua história. Ser alfabetizado em Matemática é entender o que se lê e escreve a respeito das primeiras noções de aritmética, geometria e lógica, sem perder a dimensão social e cultural desse processo: a busca do significado do ato de ler e de escrever, presentes na prática cotidiana do ensino e da aprendizagem da Matemática.


Postado por Magali e Elvina
















Nenhum comentário: