Segundo Roxane Rojo, recentemente a leitura é vista como um ato de se colocar em relação um discurso (texto) com outros discursos anteriores a ele, emaranhados nele e posteriores a ele, como infinitas possibilidades de réplica, gerando novos discursos/textos. O discurso/texto é visto como conjunto de sentidos e apreciações de valor das pessoas e coisas do mundo, dependentes do lugar social do autor e do leitor e da situação de interação entre eles...
Para que a escola cumpra seu papel social, mais uma vez parece-nos imprescindível que o professor inove sua prática, adotando o modelo de construção de conhecimentos, auxiliando a interpretar e estabelecer significados, promovendo experiências e situações novas, conduzindo à formação de uma geração de leitores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagens, construindo suas hipóteses a respeito do sentido do que lê e escreve, do que vê e sente, do que viveu ou ouviu, na aula ou no mundo, traduzindo em seus textos experiências vividas na escola, na disciplina e em seu dia-a-dia.
Assim alunos e professores ( de todas as áreas) , lendo e assumindo sua tarefa de mediadores de leitura, escrevendo e dialogando, propõem, desencadear novos comportamentos em relação ao ler e escrever na escola, propiciando oportunidades de construir sentido e produzir conhecimentos.
Postado por Magali e Elvina
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