Ciência é a busca de explicações sistematizadas e não dogmáticas sobre fenômenos e formulações gerais das leis que os regem.
Na disciplina de Matemática há predominância das ciências exatas, que somente admitem princípios, consequências e fatos rigorosamente demonstráveis.
CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA
Alguns aspectos que caracterizam as Ciências Exatas:
Identificar o problema, procurar, selecionar, interpretar dados e resultados, prever resultados, selecionar estratégias, distingüir raciocínios, validar conjecturas, experimentos, discutir idéias, e produzir argumentos.
Alguns aspectos que caracterizam as Ciências Exatas:
Identificar o problema, procurar, selecionar, interpretar dados e resultados, prever resultados, selecionar estratégias, distingüir raciocínios, validar conjecturas, experimentos, discutir idéias, e produzir argumentos.
Quanto ao texto "Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal",nossas hipóteses foram que certamente o outor Carl Edward Sagan, fará um paradoxo entre os componentes químicos do sal, sua organização estrutural e a composição do Universo.
Os trechos do texto acima referido que destinam-se a Definir o Fazer Científico são:
O principal artifício da ciência consiste em realmete pensar sobre alguma coisa...
A mentalidade científica, porém, examina o mundo com um atitude crítica, como se muitos mundos alternativos pudessem existir, como se outras coisas pudessem estar presentes, embora não estejam. Assim, somos forçados a perguntar por que o que está presente é o que vemos, e não algo diferente? Por que o Sol, a Lua, os planetas são esféricos? Por que não têm a forma de pirâmides, cubos ou dodecaedros? Por que são formas confusas e irregulares? Por que os mundos são tão simétricos? Se você gasta algum tempo admitindo várias hipóteses, checando-as para ver se têm sentido, se se ajustam com algo que já sabemos, imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar nossas hipóteses, está fazendo ciência.
As generalizações parciais, seleção e síntese, estão enumeradas na seguinte seqüencia:(01), (10), (11), (14), (07), (09), (15), (02), (06), (03), (08), (12), (13), (04), (05).
O parágrafo mais relevante para o texto, na nossa opinião foi : O senso comum e a ciência, dizendo que apesar da nossa incapacidade de compreender totalmente o Universo, podemos compreender partes importantes dele com nosso conhecimneto de mundo e avanço evolutivo, é possível compreender claramente coisas do mundo prático como a Teoria Especial da Relatividade feita pelo cientista alemão Albert Einstein , apesar de estranha para leigos, comprova por exemplo, que nossa massa corpórea aumenta indefinidamente , enquanto encolhe os para a expessura zero na direção do movimento da velocidade a luz , e o tempo se reduz à insignificância. É comprensível para um leigo a admissão irreal de tal teoria, porém comprovadamente é hoje o alicerce do conhecimneto científico bem como dos seus notáveis avanços.
Postado por Elvina e Magali
Um comentário:
Interesante bloge
http://elbaluartedeoccidente.blogspot.com/
Luis
Postar um comentário