CURSO DE ATUALIZAÇÃO:
"DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA
E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO
CONHECIMENTO"
Monitoras:
Monitoras:
Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
Tamar Naline Shumiski
Aluna: Magali Ap. Caselli Iglesias Lima
1) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas?
A abordagem dada à leitura e à escrita pelas diferentes áreas nesta primeira unidade demonstra a importância de ler e escrever na escola, pois através dessas atividades, estaremos oportunizando aos alunos condições mais qualificadas de que eles se assumem como sujeito do processo de aprendizagem.
2) O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
Ao compartilhar conhecimentos e experiências, compartilhamos também processos de aprendizagem que renova nosso olhar e nos faz enxergar novas possibilidades de ensinar.
3) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
Maravilhosa, na condição de aprendiz construindo o seu conhecimento.
Para tornar os computadores inteligentes, precisamos postar nossos conhecimentos.
4) Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidade de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim, ao compreender que os textos pertencem a gêneros de diferentes esferas, redimensiona minha leitura e escrita, consequentemente minha prática pedagógica.
5) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso pode interferir nas atividades de leitura e escrita?
Aprender a ler e escrever envolve a aprendizagem dos gêneros utilizados pelas diferentes instituições: livros, jornais, revistas, boletins, situações-problema, gráficos, panfletos, receitas, diagramas, resumos, rascunhos...
A instituição escolar com um ambiente de trabalho diversificado, contextualizado e intertextualizado, facilita a aprendizagem e desenvolve sua função social.
6) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
Enquanto ATP tenho acompanhado as atividades desenvolvidas nas escolas, principalmente nas aulas de Matemática. Pude observar que a prática de leitura e escrita tem sido aplicada ao desenvolver tarefas matemáticas envolvendo as diferentes expressões da linguagem: conceitos, noções de aritméticas, geometria e lógica, regras e direcionamento de jogos, resgate da história da Matemática e sua transformações ao longo do tempo.
Aluna: Magali Ap. Caselli Iglesias Lima
1) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas?
A abordagem dada à leitura e à escrita pelas diferentes áreas nesta primeira unidade demonstra a importância de ler e escrever na escola, pois através dessas atividades, estaremos oportunizando aos alunos condições mais qualificadas de que eles se assumem como sujeito do processo de aprendizagem.
2) O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
Ao compartilhar conhecimentos e experiências, compartilhamos também processos de aprendizagem que renova nosso olhar e nos faz enxergar novas possibilidades de ensinar.
3) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
Maravilhosa, na condição de aprendiz construindo o seu conhecimento.
Para tornar os computadores inteligentes, precisamos postar nossos conhecimentos.
4) Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidade de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim, ao compreender que os textos pertencem a gêneros de diferentes esferas, redimensiona minha leitura e escrita, consequentemente minha prática pedagógica.
5) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso pode interferir nas atividades de leitura e escrita?
Aprender a ler e escrever envolve a aprendizagem dos gêneros utilizados pelas diferentes instituições: livros, jornais, revistas, boletins, situações-problema, gráficos, panfletos, receitas, diagramas, resumos, rascunhos...
A instituição escolar com um ambiente de trabalho diversificado, contextualizado e intertextualizado, facilita a aprendizagem e desenvolve sua função social.
6) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
Enquanto ATP tenho acompanhado as atividades desenvolvidas nas escolas, principalmente nas aulas de Matemática. Pude observar que a prática de leitura e escrita tem sido aplicada ao desenvolver tarefas matemáticas envolvendo as diferentes expressões da linguagem: conceitos, noções de aritméticas, geometria e lógica, regras e direcionamento de jogos, resgate da história da Matemática e sua transformações ao longo do tempo.
Postado por Magali
Nenhum comentário:
Postar um comentário