sábado, 10 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO DO MÓDULO I

CURSO DE ATUALIZAÇÃO:
"DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA
E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO
CONHECIMENTO"

Monitoras:
Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
Tamar Naline Shumiski

Aluna: Magali Ap. Caselli Iglesias Lima

1) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas?

A abordagem dada à leitura e à escrita pelas diferentes áreas nesta primeira unidade demonstra a importância de ler e escrever na escola, pois através dessas atividades, estaremos oportunizando aos alunos condições mais qualificadas de que eles se assumem como sujeito do processo de aprendizagem.

2) O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?

Ao compartilhar conhecimentos e experiências, compartilhamos também processos de aprendizagem que renova nosso olhar e nos faz enxergar novas possibilidades de ensinar.

3) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?

Maravilhosa, na condição de aprendiz construindo o seu conhecimento.
Para tornar os computadores inteligentes, precisamos postar nossos conhecimentos.

4) Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidade de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?

Sim, ao compreender que os textos pertencem a gêneros de diferentes esferas, redimensiona minha leitura e escrita, consequentemente minha prática pedagógica.

5) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso pode interferir nas atividades de leitura e escrita?

Aprender a ler e escrever envolve a aprendizagem dos gêneros utilizados pelas diferentes instituições: livros, jornais, revistas, boletins, situações-problema, gráficos, panfletos, receitas, diagramas, resumos, rascunhos...
A instituição escolar com um ambiente de trabalho diversificado, contextualizado e intertextualizado, facilita a aprendizagem e desenvolve sua função social.

6) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?

Enquanto ATP tenho acompanhado as atividades desenvolvidas nas escolas, principalmente nas aulas de Matemática. Pude observar que a prática de leitura e escrita tem sido aplicada ao desenvolver tarefas matemáticas envolvendo as diferentes expressões da linguagem: conceitos, noções de aritméticas, geometria e lógica, regras e direcionamento de jogos, resgate da história da Matemática e sua transformações ao longo do tempo.
Postado por Magali

Nenhum comentário: