segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ANÁLISE DA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA PARA 5ª SÉRIES




CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski


Análise de uma Proposta de Leitura e Escrita


Proposta de Leitura e Escrita – Hora da Leitura

Tema: Identidade.

Objetivo: Despertar no aluno o prazer e interesse pela leitura
Público Alvo: 5ªs séries da E.E. “Dr Euphly Jalles”
Período de realização: 1º e 2º bimestres de 2007.
Estratégias: Desenvolvimento de atividades na classe e extra-classe, seguindo, as seguintes etapas:

I – ANTES DA LEITURA:
a) O que significa para você a palavra identidade?
b) Iremos ler um texto do autor Pedro Bandeira, pesquise sua biografia.
c) De que você acha que o texto trata?

II – DURANTE A LEITURA:
a) Leia o texto “Identidade”, prestando atenção na identificação com ele.

III - APÓS A LEITURA
a)No caderno, analise o texto, quanto ao gênero poético e suas estruturas de composição.
b) Resolva as atividades de interpretação e gramaticais do texto>c) Produza um texto poético, mas antes disso, converse com seus pais e pergunte como você era quando criancinha, anote também seus aspectos pessoais como: manias, características físicas, comportamentais, emocionais para ter maior bagagem ao fazer sua autobiografia.
d) Leia com atenção o segundo texto oferecido”O jovem Frank” de Carlos Queiroz Telles.
e) Cole fotos suas no final do texto produzido.


Identidade

Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“moleque malcriado”
Às vezes sou
“o meu queridinho”
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador, caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço,
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.

Pedro Bandeira
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

O jovem Frank

Às vezes eu me pergunto
que diabo de papel
estou fazendo.

Não pedi para nascer,
não escolhi o meu nome,
e tenho um corpo montado
com pedaços de avós, fatias de pais
e amostras de mãe.

Nas reuniões de família
o esporte predileto
é dissecar Frankenstein:

“Os olho são dos Arruda...”
“Os pés lembram os Botelho...”
“Tem as mãos do velho Braga!”
“... e o nariz é dos Fonseca!”

Certamente o resultado
de um tal esquartejamento
não pode ser coisa boa,
pois tantos retalhos colados
não inteiram uma pessoa.

Sendo assim... eu não sou eu.
Sou outra coisa qualquer:
um personagem perfeito
para um filme de terror
um andróide, um mutante,
um bicho extraterrestre,
um berro de puro pavor!
Graças a Deus meu espelho
não daqueles que falam...
Diante dele, com cuidado,
posso ali recolher
este rosto que é só meu
e sorrir aliviado.

Cheio de cravos e espinhas,
pode não ser um modelo
de perfeição ou beleza,
mas com certeza é alguém
e esse alguém... Sou eu, sou eu!

Carlos Queiroz Telles


Minha análise da proposta de leitura e escrita foi satisfatória pelos motivos que passo a expor:
1) As atividades de leitura estão pertinentes à idade escolar dos alunos e se dividem em etapas: antes da leitura, com levantamento de hipóteses, pesquisa da biografia do autor, e o vocabulário da palavra identidade: durante a leitura, com interferências do professor no sentido de chamar a atenção para vocabulário, expressões, composição estrutural e após a leitura com atividades que contemplam capacidades a checagem de hipóteses, realização de inferências locais e globais, atividades de interpretação e opinião do leitor, como também a solicitação de uma produção de um texto do mesmo gênero.
2) As atividades propõem boas situações de aprendizagem considerando diferentes elementos que visam levar o aluno à compreensão com contexto e produção.
3) A comanda solicitando uma produção de texto, fornece subsídios para tal, ofereceu também um outro texto com no mesmo tema.
Postado por Elvina

2 comentários:

Anônimo disse...

eu, particularmente aprecio bastante o poema "jovem frank"
de carlos queirz telles.
para mim ele soube ressaltar bem o pensamento adolescente, soube usar palavras que coubessem bem no vocabulario jovem e comum.
podemos entender e aprender muito com esse poema..
ass:luana/yumi

Anônimo disse...

pra mim ele soube usar bem as palavras e soube falar bem como a história e contada.
Ass:gabriela mohana