sexta-feira, 16 de novembro de 2007

RELATO COMENTADO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO
"DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO"

Monitoras: Maria Ap. S. Cardoso Neves
Tamar Naline Shumiski

Aluna: Magali Ap. C. Iglesias Lima

ATIVIDADE FINAL DO MÓDULO I - RELATO COMENTADO



ANÁLISE DO TEXTO
"O MILAGRE BRASILEIRO"
Fausto Boris






O texto refere ao "milagre econômico", política implantada por Delfim Netto no período de 1969 a 1973, onde estimulava o consumo e causava a sensação de melhora do poder aquisitivo.
Nesta época investiu-se na industria pesada, automobilística, siderurgia, petroquímica, construção naval e geração de energia hidrelétrica.
Apesar dos índices recordes de crescimento do PIB, não houve contribuição significativa para diminuir a desigualdade, as empresas estatais cresceram e obtiveram lucros contribuindo para agravar ainda mais a desigualdade sôcio-econômica.
Os trabalhadores migram das propriedades rurais ( exodo rural) e são absorvidos pelas indústrias, não só de construção cívil, mas também pela indústrias pesadas que não exigiam escolaridade e até mesmo pelo comércio.
Aconteceram as melhoras mas não foram eternas, pois com elas vieram a inflação, o descontrole da dívida externa, a falta de investimentos pelo Estado nos programas sociais como Educação, Saúde, Segurança e Habitação, tornando a qualidade de vida insustentável.
Certos tipos de crescimento podem levar à degradação dos recursos ambientais e naturais, com as construções das usinas hidrelétricas vieram o prejuízo à natureza e com as indústrias e automoveis a poluição.

Enfim, a pregação era no sentido de primeiro fazer o bolo crescer para, depois, dividi-lo entre todos. O bolo cresceu, ajudado pelo fermento da euforia, mas a divisão prometida não aconteceu. Pelo contrário, a renda se concentrou cada vez mais, e o povo passou, apenas, "a ver navios".

LETRA DA MÚSICA: MILAGRE BRASILEIRO


Milagre Brasileiro
Chico Buarque
Composição: Indisponível

Cadê o meu?
Cadê o meu, ó meu?
Dizem que você se defendeu
É o milagre brasileiro
Quanto mais trabalho
Menos vejo dinheiro
É o verdadeiro boom
Tu tá no bem bom
Mas eu vivo sem nenhum
Cadê o meu?
Cadê o meu, ó meu?
Eu não falo por despeito
Mas, também, se eu fosse eu
Quebrava o teu
Cobrava o meu Direito



ANÁLISE DO TEXTO
"SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO"
* Ítalo Calvino






A leitura só se realiza plenamente quando encontra o leitor, neste hiper-romance o leitor é simplesmente o protagonista, tem a liberdade de criar seu próprio livro, escolher seu próprio percurso de leitura. O erro apresentado na página 32 faz com que o leitor transforme o livro da condição de objeto para um livro dentro do outro.
A jornada do leitor, personagem principal do romance em busca do fim da história, permite a combinação de várias leituras onde um livro leva sempre ao encontro do outro, totalmente diferente, convidando o leitor a percorrer um lambirinto de livros, de imagens, de mistérios, de formas, de sonhos, de violências, da falsificações, onde o humor e a angústia permanecem inseparáveis.
Mostra o talento inteminável de Calvino, que escreve não apenas um, mas dez romances apócrifos dentro do seu.

- Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino
- Distanciando-se de Malbork, de Tadeu Bazakbal
- Debruçado na borda da costa escarpada, de Ukko Ahti
- Sem temer a vertigem e o vento, de Vorts Viljandi
- Olha para baixo na espessura das sombras, de Bertrand Vandervelde
- Em uma rede de linhas entrelaçadas, de Silas Flannery
- Em uma rede de linhas entrecruzadas, de Silas Flannery
- Sobre o tapete das folhas iluminadas pela lua, de Takakumi Ikoka
- Em torno de uma fossa vazia, de Calixto Bandera
- Que história aguarda, lá embaixo, seu fim?, de Anatóli Anatólin
SOBRE O AUTOR:
Italo Calvino nasceu em 1923, em Cuba, por onde seus pais, cientistas italianos, estavam de passagem. Sua infância foi em San Remo, na Itália. Em 1941, matricula-se na Faculdade de Agronomia de Turim; mas abandona os estudos ao engajar-se na Resistência Italiana contra o exército nazista. Ao final da guerra, Calvino vai morar em Turim, onde se doutora em letras com uma tese sobre Joseph Conrad. Em 1947, lança seu primeiro livro, inspirado em sua participação na Resistência. Passa a trabalhar para o jornal comunista L'Unità e, depois, na editora Einaudi. Só a partir dos anos 1950 Calvino começaria a escrever as obras que o tornaram famoso internacionalmente. Seus primeiros grandes sucessos são O Visconde Partido ao Meio (1952), O Barão nas Árvores (1957) e O Cavaleiro Inexistente (1959). Em 1956, Calvino se desliga do Partido Comunista. Em 1972, publica Cidades Invisíveis. Se um Viajante numa Noite de Inverno, de 1979, explora com ironia a relação do leitor com a obra literária. Palomar é de 1983. Traduzidos para inúmeras línguas, os três têm lugar de destaque no repertório da literatura pós-moderna da Europa. Calvino morreu em 1985, consagrado como um dos mais importantes escritores italianos do século 20. Entre seus muitos outros livros incluem-se Seis Propostas para o Próximo Milênio, Amores Difíceis e O Castelo dos Destinos Cruzados.

ANÁLISE DO TEXTO
"PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL"
*Carl Edward Sagan



Analisando o texto verifica-se que o ser humano procura compreender o mundo e sua própria existência, criando representações através de símbolos , do modo de pensar, de explicar, classificar, prever e controlar os fenômenos que o rodeiam, e ao reagirem ativamente com o mundo que os cerca estão adquirindo conhecimentos.
Esses conhecimentos podem ser de senso comum, associado aos problemas de sobrevivência ou de uma necessidade de resolver problemas do cotidiano de acordo com as dificuldades que surgem. Já o conhecimento científico, embora não utilizado pelo homem comum, é o que melhor permite intervir na natureza, compreendendo-a e dominando-a.
Compreender o Universo ? O tamanho e a idade do Universo ultrapassam a comum compreensão humana. Nesta imensidão, o planeta Terra torna-se uma minúscula partícula, nossa casa e nossos interesses são insignificantes diante desta grandeza.
Podemos comparar esta grandiosidade ao SABER. O homem ser racional e curioso têm feito descobertas sobre os Cosmos em busca deste saber. Hoje muitos crêem que o Universo teve origem no big-bang e que o tempo principiou aí. A ciência aproxima-se cada vez mais de saber o que passou desde o momento zero.
A humanidade tem vencido muito das suas frustrações através da criatividade e de perseverança. As contribuições de Einstein para o aumento do conhecimento humano. Não só mudou radicalmente a nossa visão do infinitamente grande, como também nossa visão do infinitamente pequeno, nos seu artigo de 1905, com a TEORIA DA RELATIVIDADE.
No lado obscuro do Universo, tudo o que se esconde da compreensão humana são denominados Enigmas. Só poderíamos decifrar esses enigmas se pagarmos o preço de certo números de suposições forçadas, transformado o fato em Mito.
Se o Universo for finito, podemos ter a esperança de atingir um conhecimento suficiente. Mas se ele for infinito?

SOBRE O AUTOR:
Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo dos Estado Unidos da América. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divugador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).
Morreu aos 62 anos, de pneumonia no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea. A ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.

Postado por Magali

Nenhum comentário: