segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ANÁLISE DO TEXTO "O MILAGRE BRASILEIRO"



CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski

Análise do texto “O milagre brasileiro”

“O milagre brasileiro”trata-se de um texto argumentativo do gênero artigo de opinião e esfera jornalística. Foi escrito em 1999 em linguagem verbal escrita por Fausto Boris – História do Brasil –São Paulo- EDUSP /FDE, p 485-487 e trata da definição de um política econômica no Brasil, num período conhecido, do ponto de vista político como Regime Militar.
No primeiro parágrafo, Fausto Boris explica o que teria sido “o milagre” e como ele se deu e já coloca seu posicionamento contrário ao título.
Nos segundo, terceiro e quarto parágrafos, lemos como se deu o “milagre”, quem foi o
seu principal responsável político, e o aparecimento da dívida externa do Brasil no período de 1967/97, como também a abertura do país às multinacionais.
No quinto parágrafo, temos a explicação da capacidade do governo arrecadar tributos, maqueando as porcentagens da inflação e beneficiando as empresas estrangeiras a criar raízes no Brasil, só visando lucros próprios.
No sexto parágrafo, o autor explica sobre a vulnerabilidade da dívida externa estando atrelada à moeda estrangeira – dólar e a nossa crescente necessidade de importação do petróleo principalmente, uma vez que o país de industrializava rapidamente.
O sétimo parágrafo, mostra a política capitalista do então ministro Delfin Neto, direcionando o país ao consumismo à custa de sacrifícios dos trabalhadores com baixos salários em detrimento ao serviço na área de administração que foram valorizados ao máximo.
O parágrafo oitavo, destaca a desproporção entre o avanço econômico e o retardamento do progresso social pelo Estado e suas notáveis conseqüência atuais em problemas de saúde, educação habitação, segurança, etc.
No parágrafo nono, o autor conclui sua exposição, evidenciando também o prejuízo causado à natureza onde na época, os fins justificavam os meios e a palavra ecologia era desconhecida, enquanto que a poluição industrial e dos automóveis, pareciam uma bênção.
Eu concordo com todos os argumentos do autor Fausto Boris. Trata-se de um texto atual e valioso, pois além de oferecer informações importantes e subsídios para entendermos a realidade política brasileira com seus problemas sociais, políticos e ambientais, nos instiga a buscar novas leituras.
Gostei muito e recomendo a leitura.

Postado por Elvina

Nenhum comentário: